Mundo

Netanyahu convoca gabinete de segurança de Israel

Esta decisão foi tomada após dois altos comandantes do Hamas e do Hezbollah terem sido eliminados em dois ataques distintos, em Teerão e em Beirute.

Conselho segurança Israel reunido em Telavive
Conselho segurança Israel reunido em Telavive
Anadolu

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, convocou o gabinete de segurança de Israel para uma reunião ainda esta quarta-feira.

O The Time of Israel avança que, depois de oficiais do Hamas e do Hazbollah terem sido abatidos, o chefe do Executivo israelita vai reunir com o gabinete de segurança para decidir os próximos passos da ofensiva em Gaza.

Os Guardas da Revolução iranianos comunicaram esta quarta-feira que o chefe da ala política do Hamas, Ismail Haniyeh, e um guarda-costas morreram durante um "ataque" à casa onde se encontravam, em Teerão.

Entretanto, as Brigadas Al-Qassam, braço armado do Hamas, comunicaram que o "assassinato" em Teerão do líder político, Ismail Haniyeh, vai ter "enormes consequências em toda a região". O ataque não foi, no entanto, reivindicado por Telavive.

Na terça-feira à noite, Israel anunciou que eliminou Fouad Chokr, o "líder militar de mais alta patente" do Hezbollah e conselheiro próximo do líder do grupo xiita libanês, Hasan Nasrallah.

As autoridades israelitas responsabilizam Fouad Chokr pela morte de doze crianças, no sábado, num ataque com 'rockets', atribuído ao Hezbollah, na cidade drusa de Majdal Shams, nos Montes Golas ocupados por Israel, bem como pelo "assassinato de muitos cidadãos israelitas e estrangeiros ao longo dos anos".