Mundo

"Ansioso por regressar": Muhammad Yunus vai tomar posse em plena tensão no Bangladesh

O Nobel da Paz Muhammad Yunus viaja até à capital do Bangladesh para assumir os destinos do país esta quinta-feira. As violentas manifestações estudantis das últimas semanas causaram uma enorme instabilidade no país e, pior que isso, mais de 400 mortes.

Muhammad Yunus
Loading...

"Estou ansioso por regressar ao meu país e ver o que se está a passar e como nos podemos organizar para sair da situação atual". Muhammad Yunus, que esteve em Paris como conselheiro e embaixador dos Jogos Olímpicos, parte para o Bangladesh com a felicidade espelhada no rosto.

Ainda antes de embarcar para a tomada de posse, o recém nomeado primeiro-ministro interino do Bangladesh apelou à calma aos manifestantes. Num comunicado, pediu para se evitarem todos os tipos de violência.

Conhecido como "o banqueiro dos pobres", Muhammad Yunus ajudou a retirar milhões de pessoas da pobreza e por isso recebeu o Nobel da Paz em 2006.

De regresso ao Bangladesh, terá grandes desafios pela frente, como o relançamento da economia e devolver a tranquilidade às ruas.

O que está a acontecer?

As violentas manifestações estudantis das últimas semanas causaram uma enorme instabilidade no país e, pior que isso, mais de 400 mortes.

Em causa estão novas regras para o emprego sob os comandos de uma primeira-ministra autoritária e que esteve 15 anos no poder. Cada vez mais pressionada, Sheikh Hasina demitiu-se e fugiu para a India.

O Presidente acedeu ao pedido dos manifestantes estudantis e dissolveu o Parlamento. Yunus, o nome preferido dos protestantes, aceitou ser o chefe do Governo interino.

Eleições em breve

Espera-se que haja eleições nos próximos três meses, com a ONU e os Estados Unidos a pedirem um processo democrático.

O novo chefe da polícia veio pedir desculpa pela desordem nas ruas e admitiu que houve uso excessivo da força por parte das autoridades, prometendo uma investigação imparcial aos protestos.