Um avião com 61 pessoas a bordo despenhou-se, esta sexta-feira, numa zona residencial do estado de São Paulo, no Brasil, não havendo sobreviventes.
De acordo com a G1, a aeronave, que transportava 57 passageiros e quatro tripulantes, caiu no bairro Capela, no município de Vinhedo, ao início da tarde.
Segundo a Defesa Civil, o avião, que tinha capacidade para 68 pessoas, caiu em cima de algumas habitações.
"Queda de aeronave, 7 equipas empenhadas, até o momento apenas essas informações", disse o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na rede social X, detalhando que a aeronave despenhou-se às 13:25 (17:25 em Lisboa) no município brasileiro de Vinhedo, no Estado de São Paulo.
Comunicado da companhia aérea
"A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS - VPB, nesta terça-feira, dia 9 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave descolou de Cascavel com destino ao Aeroporto de Guarulhos.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo".

Lula da Silva diz que não há sobreviventes
O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Sila, revelou que os 57 passageiros e quatro tripulantes terão morrido.
"Acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, e parece que todos morreram", afirmou Lula da Silva, que se encontrava a discursar numa cerimónia de lançamento de uma fragata, no estado brasileiro de Santa Catarina.
Ao receber a notícia, o chefe de Estado brasileiro pediu ainda à plateia "um minuto de silêncio para as vítimas".
Companhia aérea confirma 61 mortes
Inicialmente foram contabilizadas 62 mortes resultantes deste desastre aéreo, mas a VOEPASS, companhia aérea proprietária da aeronave, veio revelar em comunicado que o número oficial era de 61 mortos.
O percurso do ATR-72
Avião perdeu cinco quilómetros de altitude em menos de 2 minutos
Segundo informações da plataforma Flightradar24, o avião caiu cerca de 17 mil pés, equivalente a mais de cinco quilómetros, de altitude em menos de dois minutos.
Chuva e forte vento poderão ter estado na base da queda
A região do interior do estado de São Paulo estava esta sexta-feira sob alerta de chuva e vento forte, o que poderá estar na origem da queda da aeronave.

Marcelo envia "mensagem de solidariedade e pêsames" a Lula
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem de condolências ao Presidente brasileiro, Lula da Silva, lamentando o acidente que vitimou 62 pessoas.
"O Presidente da República enviou uma mensagem de solidariedade e pêsames ao Presidente do Brasil Lula da Silva, lamentando o acidente aéreo em São Paulo que causou numerosas vítimas, enviando um abraço fraterno e de sentimentos pela perda de tantas vidas humanas",lê-se numa nota publicada no site da Presidência.
Montenegro expressa pesar a Lula e aos brasileiros pelas vítimas de acidente aéreo
O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, expressou as suas condolências aos familiares das vítimas do acidente aéreo e ao Presidente brasileiro, Lula da Silva.
"Em meu nome pessoal, do Governo de Portugal e do povo português, lamento profundamente o acidente aéreo em São Paulo, expressando, nesta hora de pesar, as minhas mais sentidas condolências aos familiares das vítimas, ao Presidente do Brasil e ao povo brasileiro", escreveu Luís Montenegro numa nota colocada na rede social X (antigo Twitter).
TAP já usou modelo do avião que se despenhou
O design foi otimizado para pistas curtas e não pavimentadas, o que tornou o modelo da empresa franco-italiana ATR numa escolha popular para muitas companhias aéreas em todo o mundo.
"Foi uma queda bastante rápida e muito impressionante"

Caixa negra encontrada
Marcelo Moreno, chefe do Centro de Acidentes Aeronáuticos revelou, em conferência de imprensa, que já foi encontrada a caixa negra do avião.
"O avião caiu num momento em que não tinha ninguém naquelas casas"
O autarca do município de Vinhedo, Dário Pacheco, deu mais detalhes sobre o momento da queda do avião.

Artigo atualizado às 21h51