Mundo

Cientistas fazem revelação inesperada sobre um dos monumentos mais visitados do mundo

Durante mais de um século, acreditou-se que a pedra-altar de Stonehenge tinha vindo do País de Gales, mas agora a verdade parece ser outra.

Loading...

A pedra-altar de Stonehenge, monumento localizado em Inglaterra, será, afinal, de origem escocesa e não galesa como se pensava.

Um dos monumentos mais famosos e visitados do mundo inteiro está situado no sul de Inglaterra, na planície de Salisbury.

Stonehenge, uma estrutura formada por círculos de pedras que medem quase cinco metros e pesam quase 50 toneladas. O monumento foi construído ao longo de 500 anos e terá começado em 3. 000 antes de Cristo.

Há ainda, no entanto, vários mistérios por desvendar: a origem da pedra-altar, uma pedra plana como uma mesa, a única que não faz parte do desenho circular.

Um metro de largura e meio metro de espessura, é iluminada apenas no pôr do sol no solstício.

Durante mais de um século, acreditou-se que a rocha pré-histórica tinha vindo do País de Gales, mas agora a verdade parece ser outra.

"A correspondência deste tipo de impressão digital de idade que obtemos destes minerais é idêntica à da Bacia de Ocadian, na Escócia, e não à do País de Gales. Pensámos que não podia ser o País de Gales, que tínhamos de ir mais longe. Assim, de repente, passou de 250 quilómetros de Stonehenge, mais ou menos, para 700 quilómetros de Stonehenge", revelou Nick Pearce, professor de geoquímica envolvido no estudo.

A investigação foi liderada por Anthony Clarke, doutorado em Geologia na Universidade de Curtin, na Austrália.

Acerca da forma como a pedra chegou ao local, tudo aponta que tenha flutuado pela costa até ao local onde os criados do monumento a encontraram.

O autor do estudo disse à BBC News que esta descoberta vai ser uma grande perda para o País de Gales.