Mundo

Sky News

"Salvou-me a vida": uma visita a um centro de reabilitação na "capital americana da overdose"

Huntington, na Virgínia Ocidental, começa a ganhar a guerra à droga fentanil. Foi aqui que a epidemia de opiáceos da América começou. Foi aqui que farmacêuticas, com os chamados analgésicos milagrosos, se voltaram para os trabalhadores industriais. Deram lugar a um escândalo. As comunidades ficaram viciadas.

Loading...

O combate à crise social provocada pelo abuso de opiáceos promete ser um assunto em destaque na campanha para as eleições americanas. Uma cidade no estado da Virgínia Ocidental é considerada a capital da overdose na América, mas começa agora a ganhar a guerra à droga fentanil, graças ao esforço conjunto da comunidade. A reportagem é da Sky News.

Huntington, na Virgínia Ocidental, fica no rio Ohio, onde três estados se encontram. É a "capital americana da overdose".

É preciso tempo para conquistar a confiança de pessoas como Richie, alguém que pode mostrar o que realmente se passa aqui, num lugar que foi, durante muito tempo, o epicentro de um escândalo que destruiu tantas comunidades americanas.

Foi aqui que a epidemia de opiáceos da América começou. Foi aqui que farmacêuticas, com os chamados analgésicos milagrosos, se voltaram para os trabalhadores industriais. Deram lugar a um escândalo. As comunidades ficaram viciadas.

Agora, Huntington é o epicentro de uma história inédita de recuperação comunitária, liderada por quem já foi vítima da toxicodependência.

A Sky News visitou um centro de reabilitação. Com capacidade para 100 pessoas, está quase cheio de jovens no início do caminho até à sobriedade. O centro não tem nada de sofisticado ou clínico. É um projeto de base popular dirigido por pessoas que sabem o que é ser toxicodependente.

"Este lugar salvou-me a vida. Acredito plenamente nisso".

centros de reabilitação por toda a cidade. É o reflexo da necessidade e de uma comunidade que ataca o problema de frente.

Num lugar outrora tão afetado e devastado pela dependência, não havia a expectativa de encontrar esperança. Afinal, é um lugar tão estigmatizado que é considerado a "capital americana das overdoses". Mas está a haver uma recuperação coletiva. Uma a uma, as pessoas entreajudam-se. A lição para tantas comunidades americanas vem daqueles que sabem que é difícil vencer a dependência, mas também sabem que é possível.