Mundo

Tropas russas avançam em Donetsk enquanto as ucranianas conquistam terreno em Kursk

As tropas russas avançam na região de Donetsk, na mesma altura em que as forças ucranianas garantem ter feito avanços importantes na incursão em Kursk. Mais uma vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo descarta qualquer hipótese de negociações de paz.

Loading...

A guerra na Ucrânia continua a intensificar-se com movimentos significativos em várias frentes. Na região de Donetsk, as tropas russas têm feito avanços importantes, aproximando-se de Pokrovsk, um ponto estratégico vital para o abastecimento das forças e cidades ucranianas. Em resposta à ameaça, Kiev ordenou a evacuação obrigatória de famílias com crianças na cidade.

Paralelamente, as forças ucranianas têm realizado operações ofensivas na região de Kursk, na Rússia. As tropas ucranianas já tinha conseguido destruir duas pontes estratégicas e, mais recentemente, atingiram a última ponte fixa sobre o rio Seym. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que os objetivos da incursão em Kursk estão a ser cumpridos, e destacou a captura de prisioneiros de guerra russos, que poderiam ser utilizados para a troca de prisioneiros ucranianos.

Apesar das movimentações militares, as negociações de paz continuam fora de questão. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia reiterou que o Kremlin não está disposto a negociar com a Ucrânia, numa altura em que mais de 120 mil russos foram evacuados das localidades próximas à zona de confronto, por questões de segurança.

Para esta sexta-feira está prevista uma visita histórica à Ucrânia: o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi irá encontrar-se com Zelensky. A visita é vista como uma oportunidade para discutir cooperação nas áreas de segurança e defesa, além de possíveis laços económicos e comerciais. O encontro acontece um mês depois Zelensky ter criticado Modi pelo encontro com Vladimir Putin, em Moscovo.