Mundo

Trump diz que nova acusação contra si é ridícula e uma tentativa de distrair os americanos durante as eleições

O candidato republicano acusa o procurador especial de querer "ressuscitar uma caça às bruxas 'morta' em Washington DC" no caso do assalto ao Capitólio. Donald Trump refere-se a Jack Smith como sendo um "demente" que está a tentar interferir nas eleições à Casa Branca e a "distrair o povo norte-americano das catástrofes que Kamala Harris infligiu" aos Estados Unidos.

Trump diz que nova acusação contra si é ridícula e uma tentativa de distrair os americanos durante as eleições
Drew Angerer

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano Donald Trump qualificou de ridícula a nova acusação contra si no caso do assalto ao Capitólio e disse que esta deve ser arquivada.

Trump considerou na sua rede social, Truth Social, que o procurador especial encarregado da investigação, o "demente" Jack Smith, apresentou esta acusação "ridícula num esforço para ressuscitar uma caça às bruxas 'morta' em Washington DC, num ato de desespero e para salvar a face".

O procurador especial que investiga Donald Trump pelas tentativas de anular o resultado eleitoral de 2020 apresentou, na terça-feira, uma nova acusação contra o ex-presidente norte-americano, reduzindo as alegações para ficarem em conformidade com a decisão do Supremo Tribunal.

Jack Smith eliminou uma secção que referia as interações de Trump com o Departamento de Justiça, uma área que o Supremo Tribunal, num parecer de 6-3, disse que Trump tinha direito à imunidade de acusação.

O documento, que contém as mesmas quatro acusações do anterior, emitido a 01 de agosto de 2023, "reflete o desejo do Ministério Público de respeitar e aplicar as conclusões e instruções do Supremo Tribunal", especificou Peter Carr, porta-voz do Departamento da Justiça, em comunicado citado pela agência France-Presse (AFP).