Mundo

Sismo de magnitude de 5,2 registado na ilha grega de Creta

O abalo foi sentido às 19:29, hora local. Aconteceu a uma profundidade de 11,6 quilómetros. Os moradores relatam um "abalo forte". Para já, não há registo de vítimas.

Sismo de magnitude de 5,2 registado na ilha grega de Creta
kickers

Um sismo de magnitude preliminar de 5,2 foi sentido, esta quarta-feira, na ilha de Creta, na Grécia. Os moradores relatam que o abalo foi "forte". Há relatos de fissuras em edifícios e de queda de objetos.

O abalo, sentido em várias zonas, aconteceu às 19:29, hora local, 18:29 em Lisboa, a sudeste de Creta. Foi registado a uma profundidade de 11,6 quilómetros, de acordo com a agência Reuters.

Para já, não há registo de danos ou vítimas. Há apenas relatos de quedas de objetos ou fissuras em alguns edifícios.

A imprensa grega adianta que os moradores relatam um abalo "forte" que os preocupou.

O mesmo jornal, que cita Efthimis Lekkas, professor de Geologia e gestão de desastres naturais, refere que houve uma "sequência sísmica" nos últimos dias, com "pequenos sismos" de magnitude de 2,5 e 2,8 na escala de Richter. "É muito cedo para dizer se o terramoto de hoje foi o principal", diz.

Também o chefe da Proteção Civil de Rethymno, citado pelo jornal Ethnos, refere que o sismo foi sentido com "muita força".

Numa publicação no Facebook, o sismólogo Gerasimos Papadopoulos diz que são esperados tremores secundários.

A Grécia fica numa zona com atividade sísmica muito comum. Creta, a maior ilha da Grécia, é bastante turística no verão.


[Artigo atualizado pela última vez às 19:33]