Mundo

Milhares de migrantes vivem em campos sobrelotados e com condições precárias na Cidade do México

Milhares de migrantes a caminho dos EUA acabaram acampados na Cidade do México, à espera de conseguirem asilo nos Estados Unidos. São meses de espera, no limbo, em campos sobrelotados e com condições de vida precárias.

Loading...

Milhares de migrantes que passavam pelo México a caminho dos EUA acabaram acampados na Cidade do México. Passam meses à espera de conseguirem asilo nos Estados Unidos.

Num dia à dia improvisado, os migrantes foram-se instalando na Cidade do México, enquanto esperam autorização para atravessar a fronteira.

“Ainda não consegui marcar entrevista para pedir asilo. Já estou à espera há cerca de oito meses e meio”, conta Héctor Magallanes.

Como muitas outros, Héctor Magallanes chegou com a mulher, agora grávida, com a filha e também com o irmão. Os dois migrantes venezuelanos dizem ter sido escolhidos para garantir a segurança e o funcionamento do campo.

Às 120 famílias iniciais, vão- se juntando outras que fazem das tendas casa dependentes da entrada nos EUA e da concessão de asilo.

“Aqui não nos cobram luz, água, nada disso. Nós queremos progredir e é por isso que queremos que tudo corra bem para não sermos transferidos para um local diferente”, afirma Héctor Magallanes.

Apesar das quase 1.500 marcações agendadas diariamente, milhares de pessoas permanecem no limbo em campos sobrelotados e com condições de vida precárias.