O conflito entre Israel e a Palestina, que dura desde outubro, parece não ter fim à vista. Na Faixa de Gaza não há qualquer perspetiva de negociações ou de um cessar-fogo e dezenas de pessoas continuam a morrer todos os dias. Mas porque é que não se consegue chegar a um acordo? Maria João Tomás fala em "falta de vontade" por ambas as partes.
Na terça-feira foi um "dia histórico" para a Palestina que passou a possuir um assento como "Estado Não-Observador" na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. Esta conquista vai permitir que este Estado apresente propostas na Assembleia.
Segundo a comentadora da SIC, trata-se de um "grande avanço" para a Palestina que possuía o estatuto de "Estado Observador" desde 2012. Em abril deste ano, os Estados Unidos vetaram a proposta para reconhecer a Palestina como membro pleno da ONU enquanto Israel acusou a organização de estar a dar "voz aos terroristas".
Com um impasse que dura há vários meses, o que quer Benjamin Netanyahu e em que se espera que ceda? O que é o Corredor de Philadelphi, qual a sua origem e importância? Porque o Egito não concorda que Israel controle este corredor? E qual é a estratégia do Hamas e do seu líder Yahya Sinwar? Maria João Tomás dá uma ajuda com o seu explicador.