O presidente da Câmara de Nova Iorque, Eric Adams, está a ser acusado de financiamento ilegal da campanha eleitoral. Antigo capitão da polícia, Adams venceu as primárias democratas em 2021 com uma campanha focada no combate à criminalidade.
Recentemente, veio a público que o autarca de Nova Iorque estava a ser investigado há vários meses por suspeitas de financiamento ilegal, que envolvem empresas de construção ligadas à Turquia durante a campanha eleitoral.
De acordo com o Ministério Público, Eric Adams enfrenta cinco acusações, incluindo corrupção e fraude eletrónica. Os procuradores alegam que o presidente da Câmara recebeu benefícios de empresários turcos.
Adams já declarou a sua inocência e afirmou que não tenciona renunciar ao cargo. O anúncio das acusações segue-se à demissão de várias pessoas próximas do autarca nos últimos dias.
Com a polémica instalada, a oposição já pediu a sua saída do cargo. Se as acusações forem formalizadas, Eric Adams poderá ser o primeiro presidente da Câmara de Nova Iorque a ser acusado criminalmente durante o mandato.