Mundo

Extrema-direita pode vencer eleições legislativas na Áustria

De acordo com as sondagens, a extrema-direita pode, pela primeira vez, vencer umas eleições legislativas na Áustria. Este domingo, os mais de 6 milhões de eleitores austríacos estão a escolher o próximo parlamento.

Loading...

O Partido da Liberdade, de Herbert Kickl, que já tinha vencido as últimas eleições para o Parlamento Europeu, é o principal favorito nestas legislativas que podem marcar uma mudança radical na vida dos austríacos.

Se se confirmarem as sondagens, Kickl vai vencer as eleições deste domingo e dar à extrema direita a primeira grande vitória na Áustria.

No entanto, e ainda segundo os últimos dados, não deverá conseguir mais de 28% dos votos, o que fica abaixo da maioria absoluta, e vai obrigar a intensas negociações para poder vir a governar em Viena.

Se as sondagens estiverem certas, o Partido Popular, do atual chanceler, Karl Nehammer, deve ser o segundo mais votado.

Nehammer, que tem governado em coligação com os Verdes, tem vindo a perder popularidade nos últimos anos. Depois da pandemia de Covid-19, o aumento da inflação e um cada vez maior sentimento anti-imigração, têm permitido o crescimento do populismo e dos partidos mais extremistas, à esquerda e à direita.