Mundo

"Burra", "louca" e "boca suja": apresentadoras de talk-show respondem a Trump

Trump disse que Sunny Hostin, que é negra e latina, "é mais burra que Kamala": "Aquela é uma mulher burra. Desculpem, peço desculpa, mulheres, ela é uma idiota". Mais tarde, atacou Whoopi Goldberg, que também é negra, chamou-a de "louca".

Kamala Harris no The View, com Sara Haines, Ana Navarro, Whoopi Goldberg, Harris, Joy Behar and Sunny Hostin
Kamala Harris no The View, com Sara Haines, Ana Navarro, Whoopi Goldberg, Harris, Joy Behar and Sunny Hostin
Jacquelyn Martin/Reuters

As apresentadoras do The View, um 'talk show' da cadeia televisiva norte-americana ABC, responderam a Donald Trump, um dia depois de o candidato republicano à Casa Branca ter insultado Sunny Hostin e Whoopi Goldberg.

A resposta de Sunny Hostin

"Tenho uma nota pessoal", disse Hostin, concretizando: "Donald Trump, quero agradecer-lhe por dizer tantas mentiras e cometer tantos alegados crimes e providenciar-nos material diário. Ajuda-nos a fazer o nosso trabalho e estou-lhe muito grata".

Na quarta-feira, Trump, em campanha na Pennsylvania, disse que Hostin, que é negra e latina, "é mais burra que Kamala", afirmando:

"Aquela é uma mulher burra. Desculpem, peço desculpa, mulheres, ela é uma idiota".

A resposta de Whoopi Goldberg

Mais tarde, atacou Golderg, que também é negra, chamou-a de "louca". Trump afirmou que uma vez a contratou para atuar e acusou-a de ter "uma boca suja".

"Foi tão imunda, suja, nojenta, que metade da audiência saiu. Eu disse que nunca mais a contrataria. Foi tão suja. Cada palavra era imunda, suja. Que falhada que ela é", disse.

Goldberg usou as declarações de Trump como uma medalha de honra:

"Fui imunda e defendo-o. Sempre fui imunda. E o senhor sabia isso quando me contratou".

A apresentadora e atriz acrescentou que Trump a contratou quatro vezes: "Quão burro é o senhor?".

"Sabe quão suja nunca fui? Nunca agarrei ninguém pela genitália", disse ainda a apresentadora, em referência ao vídeo 'Access Hollywood', no qual Trump se gaba de ter agarrado mulheres de forma sexual sem o seu consentimento.

"Há uma diferença entre pessoas que atacam outras pessoas e pessoas que dizem palavras que não queremos que as crianças digam no meio da igreja", acrescentou.

Insultos após programa convidar Kamala Harris

Os ataques de Trump surgiram depois de o programa ter convidado a candidata democrata Kamala Harris para uma entrevista na terça-feira.

As apresentadoras do programa entraram no ar ao som de 'Dirty' (Sujo), de Christina Aguilera.

"É uma das palavras que 'vocês-sabem-quem' usou quando estava a falar de mim em particular, mas estava a falar sobre nós nos seus comícios", disse Goldberg.

Hostin, advogada e correspondente sénior da ABC News, brincou com Trump: "Admito, posso não ter passado tanto tempo como o senhor em tribunal".

Depois, referindo que Trump foi considerado responsável por abusos sexuais, disse: "Tenho um historial de processar criminosos sexuais, por isso obrigada por manter pessoas como nós no ativo".

Trump contestou a ideia de que a sua retórica seja problemática, mesmo com as sondagens a mostrarem que ele tem menos apoio entre as mulheres do que junto dos homens.

"As mulheres querem ver o nosso país a regressar", disse o candidato republicano, acrescentando: "Elas não se importam".