Mundo

Poluição na Índia: rio Yamuna considerado "ecologicamente morto"

Sem vida aquática, o Yamuná é um dos principais rios da Índia e também um dos mais poluídos. Há muitas zonas sem oxigénio e a água regista altos níveis de toxicidade. Porém, continuam a faltar medidas para resolver esta crise ambiental.

Loading...

Um dos principais rios da Índia foi considerado "morto" por registar níveis de poluição extrema. Em causa estão esgotos e resíduos sem tratamento que vão parar aos cursos de água diariamente. Os ambientalistas queixam-se de falta de vontade política para resolver este desastre ambiental.

A densa camada branca que cobre o rio Yamuna é uma espuma tóxica que não deixa dúvidas de que a poluição deixou mesmo morrer este curso de água, considerado sagrado pelos hindus.

Sem vida aquática, há muitas zonas sem oxigénio e a água regista altos níveis de toxicidade. Porém, continuam a faltar medidas para resolver esta crise ambiental.

Os ambientalistas falam em falta de vontade política para investir num sistema de drenagem eficiente, que evite a poluição dos esgotos industriais e dos resíduos municipais que acabam diariamente nos mais de 1.300 quilómetros do Yamuna.

Mais de 80 cidades na Índia estão entre as mais poluídas do mundo