Mundo

Valência: as imagens do salvamento de um condutor de uma viatura levada pelas águas

O temporal em Valência já causou dezenas de mortos. Multiplicam-se os vídeos que dão conta dos danos e resgates complexos na região no Leste de Espanha. Neste vídeo da Reuters, é possível ver o complexo resgate de um condutor de uma carrinha arrastada pela força das águas.

Loading...

Mais de 50 pessoas morreram por causa do temporal na região de Valência, no Leste de Espanha, onde as chuvas intensas causaram fortes inundações. As imagens divulgadas pelas agências de informação internacional mostram rios, estradas, ruas e campos inundados, carros arrastados pelas águas e pessoas em telhados ou árvores à espera de resgate.

Neste vídeo divulgado pela Reuters, é possível ver o resgate de um condutor de uma carrinha que estava a ser arrastada pelas águas. O salvamento aconteceu esta terça-feira em Alzira, na região de Valência, em Espanha.

A equipa de resgate conseguiu impedir que a viatura fosse arrastada pelas águas e, com o auxílio um helicóptero, foi possível salvar o condutor.

Mergulhadores da Guardia Civil participam nas operações de salvamento e resgate .

As chuvas torrenciais causaram também o descarrilamento de um comboio de alta velocidade perto de Alora, em Málaga, mas até ao momento não há registo de feridos neste incidente.

Na última noite, a precipitação na região de Valência foi a mais elevada em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, de acordo com dados oficiais.

O Governo de Espanha criou também uma comissão de crise para monitorizar os efeitos da tempestade na costa mediterrânica, enquanto o Rei, Felipe VI, disse acompanhar "com grande preocupação as consequências devastadoras" das inundações.

O Governo português apresentou condolências ao Governo espanhol pelas vítimas da tempestade DANA (Depressão Isolada de Altos Níveis).

Numa mensagem publicada na rede social Twitter, esta quarta-feira, Luís Montenegro mostrou solidariedade com o povo espanhol e disponibilizou toda a ajuda necessária.