As implicações da decisão dos Estados Unidos de permitir a Ucrânia usar os mísseis de longo alcance em território russo e a visista inédita de um Presidente americano à Amazónia.
Ricardo Alexandre considera que a decisão dos Estados Unidos pode ser interpretada como um aviso à Coreia do Norte, “é uma forma de os Estados Unidos deixarem claro que o envolvimento das forças norte-coreanas na guerra coloca essas tropas numa posição de vulnerabilidade”.
Esta autorização norte-americana, no entanto, é limitada.
“É uma permissão limitada a certas regiões, principalmente na região de Kursk, que é onde estarão concentradas estas dezenas de milhar de de soldados norte-coreanos que foram ajudar Vladimir Putin na guerra contra a Ucrânia".
No que toca aos aliados europeus, a França e Reino Unido parecem inclinados a seguir o mesmo caminho, já tendo dado luz verde à utilização de mísseis fornecidos à Ucrânia em território russo. Contudo, a posição da Alemanha continua incerta. Apesar das recentes declarações do chanceler Olaf Scholz, que reafirmou o compromisso alemão com o apoio militar à Ucrânia, ainda não está claro se o país autorizará o uso dos mísseis Taurus no conflito.
"As dificuldades que a Ucrânia está está a ter no Leste do seu território, na parte oriental do seu território no Donbass, não vão passar por causa por causa desta decisão, não é esta decisão que vai completamente virar o jogo no Leste da Ucrânia"
No entanto, os ataques podem enfraquecer a capacidade logística da Rússia nas zonas fronteiriças e ajudar a neutralizar as tentativas de retomar territórios reconquistados pela Ucrânia em agosto.
Biden na Amazónia
Joe Biden é o primeiro Presidente dos EUA a ir à floresta amazónica, um gesto que simboliza um esforço para marcar posição antes da provável mudança de rumo que se espera com Donald Trump na Casa Branca.
“Com Trump, haverá um retrocesso no investimento em tecnologias verdes e energias limpas que tem havido nos últimos anos, tem havido esse esforço por parte dos Estados Unidos e é natural que haja uma alguma reversão do rumo que foi seguido".