Mundo

Correspondente SIC

Tarifas de Trump preocupam a Europa: UE quer evitar uma guerra comercial com os Estados Unidos

Os países europeus preparam-se para os vários cenários. O pior seria uma guerra comercial com os norte-americanos mas os 27 estados-membros esperam poder convencer o novo líder norte-americano, que se for por aí também perde.

Loading...

A União Europeia quer evitar uma guerra comercial com os Estados Unidos. Os países europeus pedem à Comissão Europeia que tente uma abordagem positiva com a nova administração, mas que comece também já a preparar uma resposta caso Donald Trump aumente as tarifas sobre as importações europeias.

Os países europeus preparam-se para os vários cenários. O pior seria uma guerra comercial com os norte-americanos mas os 27 estados-membros esperam poder convencê-lo, que se for por aí também perde.

E para "amolecer" o novo presidente dos Estados Unidos, Ursula von der Leyen até já sugeriu que os europeus poderiam aumentar as importações de gás natural liquefeito da América, reduzindo a dependência russa.

Os ministros do comércio não vão tão longe, mas da reunião desta quinta-feira sai uma mandato para a Comissão Europeia trabalhar de forma positiva com Donald Trump.

Trump escolheu o bilionário Howard Lutnick para liderar a pasta do Comércio. E se de facto vier a aumentar as tarifas sobre as importações europeias, então Bruxelas também já sabe eue tem de estar preparada para responder.

Ao que a SIC apurou, os alvos de eventuais tarifas europeias poderiam ser outra vez a Harley-Davidson e produtos norte-americanos, caros ao eleitorado republicano.