Mundo

"Ninguém dá golpe com general de reserva e meia dúzia de oficiais”: Bolsonaro nega tentativa de golpe de Estado

O antigo presidente brasileiro está indiciado pelo crime, mas Jair Bolsonaro diz que precisava de ter envolvido todas as forças armadas para se considerar que tentou um golpe.

Loading...

Jair Bolsonaro nega qualquer envolvimento na tentativa de golpe de Estado para se manter no poder, em 2022. Mas a investigação da Polícia Federal brasileira aponta diretamente ao antigo chefe de Estado. 

Recebido por apoiantes, Bolsonaro chegou ao aeroporto de Brasília, dias depois de ter sido acusado pela Polícia Federal Brasileira de ajudar a fabricar um golpe contra Lula da Silva.  

Bolsonaro nega qualquer envolvimento e diz que fez tudo com base na Constituição.  

"O golpe de Estado é uma coisa séria (...). Têmde estar envolvidas todas as forças armadas.Então, não existe golpe, alegou Jair Bolsonaro, em declarações aos jornalistas. 

Ninguém vai dar golpe com o general da reserva e mais meia dúzia de oficiais." 

Antes de chegar a Brasília, Bolsonaro já tinha publicado um vídeo nas redes sociais, onde afirma que "jogou limpo" durante o mandato.  

"Alguns falam que o meu defeito foi jogar limpo no paísonde tinha muita coisa escondida. Mas valeu a pena. Valeu a pena perder, e a gente vai voltar em 2026", declara no vídeo publicado. 

O antigo presidente do Brasil está indiciado por três crimes: tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. 

Além de Bolsonaro, outras 36 pessoas estão a ser investigadas, incluindo militares e ex-ministros.