Presidente da Coreia do Sul vai levantar lei marcial
Soo-hyeon Kim/Reuters

Terminado

Mundo

Presidente da Coreia do Sul vai levantar lei marcial

O presidente da Coreia do Sul declarou, esta terça-feira, lei marcial no país. Alega que a decisão é uma medida de proteção contra as forças comunistas da Coreia do Norte, de que acusa a oposição de ser simpatizante. Todas as atividades no Parlamento foram suspensas e os militares foram enviados para o local.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigada por nos ter acompanhado.

Casa Branca "aliviada" com suspensão da lei marcial

A Casa Branca declarou-se "aliviada" com o facto de o Presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, ter levantado a lei marcial declarada algumas horas antes.

"Estamos aliviados pelo facto de o Presidente Yoon ter anulado a sua perturbadora declaração de lei marcial e ter respeitado o voto da Assembleia Nacional (sul-coreana) para lhe pôr termo", declarou um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional num comunicado.

Guerra Fria: a Coreia em choque

Loading...

Foi hoje declarada, e entretanto levantada, a lei marcial na Coreia do Sul. Um general comanda a emergência, embora as autoridades do estado permaneçam no lugar. O que se passa tem relação direta com o conflito Rússia-Ucrânia.

Presidente da Coreia do Sul vai levantar lei marcial

Presidente da Coreia do Sul vai levantar lei marcial

Rita Carvalho Pereira

Loading...

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, anunciou que vai levantar a lei marcial, que tinha declarado esta terça-feira.

O anúncio surge depois de o Parlamento sul-coreano ter aprovado uma moção para o levantamento da lei marcial.

De acordo com a agência Reuters, Yoon Suk Yeol afirmou ainda que as forças de comando da lei marcial já se retiraram e que o governo sul-coreano vai reunir-se o mais rapidamente possível.

A decisão foi de imediato celebrada pelos muitos manifestantes que se concentravam junto ao edifício da Assembleia Nacional da Coreia do Sul.

Líder da oposição diz que declaração da lei marcial é “ilegal”

Presidente da Coreia do Sul vai levantar lei marcial

Rita Carvalho Pereira

Presidente da Coreia do Sul vai levantar lei marcial
Lee Jin-man/Reuters

O líder da oposição sul-coreana, Lee Jae-myung, criticou o presidente Yoon Suk Yeol. O político, que está à frente do Partido Democrata, classificou a declaração da lei marcial como “ilegal” e inconstitucional”.

“A declaração é ilegal e inconstitucional, uma vez que não preenche os requisitos necessários, previstos na Constituição e na lei da Lei Marcial”, afirmou Lee Jae-myung, em declarações aos jornalistas.

“A lei marcial de emergência era nula e sem efeito à partida, e a decisão da Assembleia Nacional [que declarou o levantamento da mesma] reafirma que é nula e sem efeito”, acrescentou, lembrando que a declaração foi feita sem sequer passar por um processo de aprovação do Conselho de Ministros.

"É um sério abalo às instituições”

Loading...

João Fonseca Ribeiro, do Observatório de Segurança e Defesa Sedes, considera que os recentes acontecimentos na Coreia do Sul são um “sério abalo às instituições”. Ainda assim, comenta, não são assim “tão surpreendentes”.  

O comandante recorda que, em outubro, foram lançados panfletos a denegrir presidente e mulher (que terá recebido ofertas indevidamente, sendo esposa de um titular de um alto cargo público - caso que motivou um pedido de investigação). 

A isto junta-se o facto de a oposição, no parlamento, estar a criar obstáculos às decisões orçamentais do partido no poder e querer também substituir procuradores. 

O presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, já se encontrava, por isso, num estado de alguma fragilidade.