Mundo

Veja o momento: bombeiros e trabalhadores que reconstruíram Notre-Dame ovacionados

A Notre-Dame voltou a abrir portas, cinco anos e meio depois do incêndio que destruiu parcialmente a catedral. Na cerimónia de reabertura, bombeiros e trabalhadores da construção receberam uma longa ovação.

Veja o momento: bombeiros e trabalhadores que reconstruíram Notre-Dame ovacionados
CHRISTOPHE PETIT TESSON

Devastada por um incêndio em abril de 2019, a famosa catedral de Notre-Dame de Paris reabriu este sábado as portas numa cerimónia perante dezenas de chefes de Estado, de Governo e personalidades políticas.

Num momento emotivo, bombeiros e trabalhadores que participaram na reconstrução do monumento foram ovacionados pelos 1.500 convidados. Ao mesmo tempo, na fachada da catedral foi projetada a palavra “Merci” ("Obrigado", em português).

Na cerimónia também será celebrado um serviço religioso, durante o qual será lida uma mensagem do Papa Francisco, que recusou o convite para estar presente.

Com esta reabertura, o Presidente francês, Emmanuel Macron, que lançou o desafio de uma restauração da catedral em cinco anos após o incêndio, espera criar um "choque de esperança" num país mergulhado numa profunda crise política, desde a aprovação da moção de censura do Governo, na quinta-feira.