Mundo

Nos EUA, garrafas de bebidas alcoólicas podem passar a ter alertas como os maços de tabaco

A principal autoridade federal de Saúde pública do país emitiu um comunicado a pedir ao Congresso que aprove a obrigatoriedade de haver rótulos nas garrafas que alertem para o perigo do consumo, como já acontece com os maços de tabaco.

Loading...

O consumo de bebidas alcoólicas é responsável, todos os anos, por milhares de casos de cancro. Só nos Estados Unidos da América, são mais de cem mil doentes anualmente - um quinto acaba por morrer. O principal responsável pelos serviços públicos de Saúde norte-americanos quer, agora, que as garrafas de bebidas alcoólicas tenham avisos para os perigos do consumo, como já acontece com os maços de tabaco.

Nos Estados Unidos, o consumo de álcool é o terceiro comportamento de risco mais associado aos casos de cancro, depois do tabaco e da obesidade.

Mais de 100 mil pessoas ficam doentes, todos os anos, por causa do consumo de bebidas alcoólicas.

O cirurgião-geral norte-americano, principal autoridade federal de Saúde pública do país, emitiu um comunicado a pedir ao Congresso que aprove a obrigatoriedade de haver rótulos nas garrafas que alertem para o perigo, como já acontece com os maços de tabaco.

O responsável diz que há provas que associam o consumo de bebidas alcoólicas a sete tipos de cancro, e que a maioria dos norte americanos desconhece esse risco.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também já emitiu diversos alertas, em relação aos riscos do consumo de bebidas alcoólicas.

A OMS quer que os governos deixem de dizer que há doses diárias, ou semanais, mínimas, recomendadas para o consumo e que alertem para o facto de nenhuma quantidade de álcool ser segura.

Portugal é um dos 20 países do mundo com mais alto consumo de álcool per capita e os números estão a aumentar entre a população mais jovem.