Mundo

Sismo de magnitude 6,8 atinge região de Kyushu, no Japão

O tremor de terra foi registado às 12:19 (hora de Lisboa) e aconteceu a 37 quilómetros de profundidade. São esperadas ondas de até um metro na costa da região da província de Miyazaki.

Sismo de magnitude 6,8 atinge região de Kyushu, no Japão
barisonal

Um sismo de magnitude 6,8 na escala de richter atingiu esta segunda-feira a região de Kyushu, no Japão, avançou o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo.

O tremor de terra foi registado às 21:19 (12:19 em Lisboa) e aconteceu a 37 quilómetros de profundidade.

Chegou a ser emitido um alerta de tsunami, mas o aviso foi ‘levantado’ cerca de duas horas e meia após o sismo.

Proximidade à falha de Nankai gera preocupação

A falha de Nankai, ao largo da costa sudoeste do Japão, produz terramotos de grande intensidade a cada 100-150 anos. Os fortes sismos nas proximidades desta falha são vistos como uma indicação potencial de que um mega-sismo pode ser mais provável.

No entanto, e apesar da proximidade da região em que ocorreu o sismo à falha de Nankai, as autoridades informaram que não foram adotadas quaisquer “medidas especiais”.

Já esta segunda-feira, a rádio pública japonesa informou que também não foram registadas quaisquer anomalias na central nuclear de Ikata, nem na central nuclear de Sendai.

Região voltou a temer

Cerca de 20 minutos depois, a região voltou a tremer. Foi registado um novo sismo, com uma magnitude mais baixa, de 3,9. O Japão é frequentemente atingido por terramotos devido à sua localização ao longo do "Anel de Fogo", um arco de vulcões e linhas de falha na bacia do Pacífico.

[Última atualização às 17:20]

Com Lusa