Avançam a passo largo com alguns pertences rumo às margens da junção dos três rios sagrados - Ganges, Yamuna e o mítico Saraswati - onde vão ficar algumas horas. Milhares de pessoas fazem caminho para o “banho sagrado” nestas águas geladas que marca o inicio de um dos maiores eventos religiosos do mundo.
“O Kumbh Mela tem uma enorme importância. Os rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati são formas da deusa Durga. Damos mergulhos sagrados em seu nome”, explica um dos milhares de participantes.
O Maha Kumbh Mela acontece a cada 12 anos. Este marca o completar de um ciclo e, por isso, são esperadas mais de 400 milhões, naquele que é o maior encontro de pessoas do mundo.
Festival dura 45 dias
Foi criada uma cidade temporário que se estende por 4.000 hectares com milhares de infraestruturas para acolher os visitantes.
Há também turistas que vêm de todo o mundo para a experiência que celebra o deus Vischenu, que os hindus acreditam ter tirado aos demónios o néctar da imortalidade e que, numa luta celestial, quatro gotas caíram nas cidades onde se faz o festival.
Durante 45 dias, Prayagraj vai contar com uma mistura vibrante. A tradição hindu atrai cada vez mais pessoas.