Mundo

"Tensão está no ar": já há confrontos entre polícia e manifestantes pró-Mondlane

Paulo Julião, delegado da Agência Lusa em Moçambique relata que já há registo de alguns confrontos entre polícia moçambicana e manifestantes pró-Venâncio Mondlane no dia da tomada de posse do novo Presidente.

Loading...

A cerimónia de investidura de Daniel Chapo como Presidente decorre na Praça da Independência, no centro de Maputo. O delegado da agência Lusa relata que, tal como se esperava, há protestos nalguns locais da capital.

A polícia tenta conter as manifestações que começam a surgir nos arredores do centro, impedindo que avancem.

"Cerca das 9 horas locais estivemos no bairro Luís Cabral, que é um bairro que faz a ligação entre Matola e a entrada da cidade de Maputo, em que os manifestantes cortaram a via, colocaram pneus a arder. A polícia chegou e, como tem sido habitual, acabou por fazer vários disparos para tentar desmobilizar. Sem muito sucesso, os manifestantes também, como tem sido habitual, acabaram por recorrer ao arremesso de pedras e garrafas".

Paulo Julião relata que a polícia tenta conter estas manifestações "temos fortes contingentes de polícia, a cada 300, 400 metros, exatamente para prevenir estas ações. Temos um helicóptero da polícia que está a sobrevoar todo o centro da cidade, a tentar localizar esses possíveis focos de conflito".

"É esta tensão que está no ar, com a possibilidade de noutros bairros também, a qualquer momento, virem a eclodir protestos nesses locais".