Mundo

Von der Leyen contra EUA saírem do Acordo de Paris

A presidente da Comissão Europeia afirmou, durante o Fórum Económico Mundial, em Davos, que está pronta para negociar com os Estados Unidos, mesmo com a chegada de Donald Trump. No entanto, criticou a decisão de deixar o Acordo de Paris.

Von der Leyen
Loading...

A presidente da Comissão Europeia diz que a União Europeia será pragmática, mas sempre fiel aos seus princípios. Deixa um apelo a consensos, mas também críticas. Von der Leyen é contra a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, que "continua a ser a maior esperança da humanidade".

“A Europa vai continuar a trabalhar com todas as nações que querem proteger a natureza e parar o aquecimento global”, garante Von der Leyen, reforçando que os próximos anos serão decisivos.

Zelensky pede mais despesa na Defesa

Como a presidente da Comissão Europeia, também o líder ucraniano quer que a Europa seja "mais do que um mero espectador" das grandes decisões. Volodymyr Zelensky era um dos convidados mais aguardados da cimeira.

O Presidente ucraniano deseja uma Europa mais forte e unida, mais capaz de tomar conta de si própria e menos dependente de ajuda externa. Pede uma verdadeira política europeia de segurança e defesa.

"Se for preciso 5% do PIB, que seja"

“Todos os países europeus devem estar dispostos a gastar em segurança tanto quanto for realmente necessário - e não apenas tanto quanto se habituaram a gastar durante anos de negligência. Se for preciso 5% do PIB para cobrir a defesa, então que assim seja”, atirou o Presidente da Ucrânia.

Donald Trump disse que vai exigir aos Estados-membros da NATO que reservem 5% do PIB para Defesa e despesas militares. Uma percentagem que vários países, incluindo Portugal, já disseram que não é comportável.