Os norte-americanos assistem para já ao cumprimento das promessas feitas por quem elegeram, mas em breve podem pagar um preço maior. As associações de construtores civis, agricultores e até a industria automóvel estão a ficar preocupados. Sem imigrantes, falta a mão-de-obra para o trabalho que os norte-americanos não querem ocupar.
Maria João Tomás, comentadora SIC, também acredita que as medidas tomadas por Donald Trump são “erráticas” e podem "fazer aumentar a inflação" nos Estados Unidos.
“Estes trabalhadores [que estão a ser deportados] são os das fábricas, da agricultura, dos serviços primários, que são o motor de crescimento.”
No entanto, há quem pode beneficiar com a política de deportações de Trump. “São os do costume”, diz a comentadora SIC, referindo-se à China.
"Trump está a implementar todas essas medidas, mas quem está em força na América Latina, em África, no Ártico e também no espaço, é a China. Nós, a Europa, já devíamos ter atenção a esse parceiro importante que é a América Latina", afirma Maria João Tomás. "A China vai entrando de fininho e ocupando o espaço todo", refere.