Mundo

"Colisão, colisão, colisão! Torre viu aquilo?": reveladas comunicações antes e depois do acidente aéreo nos EUA

As gravações captaram o momento em que os controladores de tráfego aéreos viram a colisão entre um avião com 64 pessoas a bordo e um helicóptero do exército dos Estados Unidos. "Vi uma bola de fogo e ela desapareceu. Não vi mais nada desde que caíram no rio", ouve-se nos registos.

"Colisão, colisão, colisão! Torre viu aquilo?": reveladas comunicações antes e depois do acidente aéreo nos EUA
Alex Brandon | AP

Foram registados pelo áudio do controlo de tráfego aéreo do Aeroporto Nacional Reagan os momentos antes e depois da colisão entre um avião da American Airlines com 64 pessoas a bordo e um helicóptero militar, que aconteceu em Washington D.C., nos EUA.

Segundo a agência Reuters, que cita o áudio do LiveATC.net, pode ouvir-se as últimas comunicações antes da colisão do helicóptero Sikorsky H-60 com o avião CRJ-700 da subsidiária regional PSA.

"PAT25, tem um CRJ à vista? PAT25, passe atrás do CRJ", diz um controlador de tráfego aéreo às 20h47 (hora local), às 01h47 em Lisboa, dirigindo-se ao helicóptero.

Pouco depois, a comunicação de outro avião questiona:

"Torre, viu aquilo?"

Assim que se dá a colisão, seguida de uma explosão sobre o rio Potomac, ouve-se um dos controladores a dizer:

“Colisão, colisão, colisão, este é um alerta três.”

A gravidade da situação foi confirmada por outro controlador:

“Não sei se perceberam o que aconteceu antes, mas houve uma colisão na aproximação ao 33. Vamos encerrar as operações por tempo indeterminado.”

"Tanto o helicóptero como o avião caíram no rio", diz outro controlador de tráfego aéreo.
"Vi uma bola de fogo e desapareceu. Não vi mais nada desde que caíram no rio, mas foi um CRJ e um helicóptero que se despenharam", descreveu um controlador aéreo.

Veja o momento em que helicóptero choca contra avião nos EUA:

Loading...

Operação de busca e salvamento em água gelada

O helicóptero foi encontrado virado do avesso, no rio Potomac, enquanto o avião se despedaçou. Pelas 9:40 (hora de Lisboa) já tinha sido recuperados 19 corpos, numa operação de busca que envolve mais de 300 pessoas.

A secretária da Segurança Interna, Kristi Noem, disse que as autoridades estão a mobilizar "todos os recursos disponíveis da Guarda Costeira dos EUA para os esforços de busca e salvamento" e sublinhou que estão a "acompanhar ativamente a situação" e preparados para apoiar o pessoal de emergência local.