Mundo

EUA decretam tarifas: "Irá prejudicar os canadianos, mas também terá consequências para o povo americano"

O Presidente norte-americano cumpriu a promessa que tinha feito na campanha e oficializou, este sábado, as tarifas alfandegárias sobre os produtos importados do Canadá, México e China. Em resposta à medida de Trump, o primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou que o Canadá vai aplicar as mesmas tarifas (25%) aos produtos norte-americanos.

Justin Trudeau
Loading...

Trudeau disse que taxas sobre 30 mil milhões de dólares (28,9 mil milhões de euros) de frutas e bebidas alcoólicas norte-americanas entrarão em vigor na terça-feira, no mesmo dia em que as tarifas dos EUA entram em vigor.

O Canadá irá gradualmente "impor taxas alfandegárias de 25% sobre os produtos americanos, totalizando 155 mil milhões de dólares canadianos" [102 mil milhões de euros] , anunciou.

Num discurso aos canadianos, o chefe do Governo do Canadá dirigiu-se também à população dos Estados Unidos. "Isto terá consequências reais para vocês, o povo norte-americano, disse Trudeau, acrescentando que isso resultaria em preços mais elevados, nomeadamente no caso de bens essenciais.