Mundo

Explicador

Decisões de Donald Trump são ‘bluff’ ou estratégia para negociar?

Durante a campanha, Donald Trump chegou a falar na aplicação de tarifas de 60% para a China, mas ficou-se pelos 10%. Esta e outras decisões do Presidente norte-americano serão 'bluff' ou farão parte de uma estratégia alargada? O coronel Carlos Mendes Dias explica.

Loading...

Nos últimos dias assistimos a uma série de movimentações estratégicas do Presidente dos Estados Unidos. Donald Trump declarou “emergência económica” e anunciou a aplicação de tarifas alfandegárias a bens importados de vários países.

A decisão foi, entretanto, adiada por 30 dias, depois de ter negociado com o México e o Canadá.

É ‘bluff’ ou uma estratégia para negociar? Na antena da SIC Notícias, o coronel Carlos Mendes Dias explica que estas decisões de Donald Trump fazem parte de um “conjunto estratégico”, que, a longo prazo, joga com a política interna e externa.

“Verdadeiramente não me interessa se perco ou ganho uma batalha, desde que ganhe a guerra”, comparou.

Lembra ainda que o Presidente norte-americano chegou a falar, durante a campanha, de tarifas de 60% para a China, tendo aplicado apenas 10%.

“Os EUA e a China têm interesses semelhantes. (...) Antes da implementação [das tarifas] houve reuniões entre os dois Presidentes. (...) No final vai ser estabelecido um novo acordo, até porque não interessa nem a um nem a outro digladiarem-se”, afirma o coronel.

O Coronel Carlos Mendes Dias analisou, também, mais temas da atualidade internacional, como a importância da Ucrânia do ponto de vista geopolítico, já que é um território rico em recursos naturais.