Guantanamo Bay é para onde os EUA enviam, habitualmente, suspeitos de terrorismo. Mas na semana passada, o Presidente assinou um decreto para reforçar a capacidade das instalações, de forma a receber mais de 30 mil imigrantes ilegais deportados.
Não é ainda claro, no entanto, se a administração de Trump pretende deportar para Guantánamo apenas homens, ou também mulheres e crianças.
Para além das deportações para Guantánamo, o Presidente também promete ‘devolver’ aos países de origem milhões de imigrantes ilegais. Foi o caso de um avião militar que aterrou no norte da Índia com centenas de indianos deportados de várias zonas dos EUA.
Nestas operações há cada vez mais agentes envolvidos. Tanto a Guarda Nacional quanto o ICE, a agência de controlo da imigração, estão a reforçar os efetivos, a deslocar-se para as regiões fronteiriças e para aquelas onde vivem mais estrangeiros.
Segundo os dados mais recentes, entre 900 mil e 200 mil imigrantes estão a ser detidos todos os dias. No ano passado, a média era de cerca de 300.