Miguel Monjardino considera que o Presidente norte-americano recorre a uma estratégia de teatro político contínuo com o objetivo de transmitir a sensação de ação constante de um homem de negócios. No entanto, o comentador SIC explica que o método não segue a lógica tradicional da política e do Governo, que exigem negociações discretas, em vez de serem conduzidas como transações imobiliárias.
Relativamente à situação na Faixa de Gaza, Miguel Monjardino aponta incerteza sobre o futuro da região, que se encontra devastada e politicamente desintegrada. Sublinha que, tantos para os países árabes como os para os Estados Unidos e Israel, ainda não existe uma solução clara para o problema. Aponta ainda que Trump sugeriu uma resposta aparentemente simples, ao propor a transformação do território num centro turístico.
O comentador SIC fala também da mais recente confusão em torno da possível presença militar norte-americana em Gaza. Donald Trump deixou a possibilidade no ar, mas a porta-voz da Casa Branca já veio desmentir a informação.