O apelo aos protestos disseminou-se nas redes sociais. Um dos movimentos online organizou 50 manifestações, em 50 estados, com mensagens de defesa da democracia e rejeição do fascismo.
A influência do multimilionário Elon Musk na nova administração e as recentes medidas decretadas por Donald Trump, sobretudo relativas aos imigrantes, estão a mobilizar cada vez mais norte-americanos.
O Presidente dos Estados Unidos ameaçou levar a cabo a maior deportação de sempre. A um ritmo frenético são divulgados acordos com países terceiros e medidas arbitrárias.
As operações do serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), assustam até quem não está na mira das autoridades. A cruzada anti-imigração corre a par da campanha de cortes na administração pública. Uma missão atribuída a Elon Musk, cuja cabeça já é exigida a nível do Congresso.
A imprensa norte-americana antecipa que o magnata da Tesla e Space X venha a tornar-se um ativo tóxico e represente uma vulnerabilidade para Donald Trump.