Mundo

Um dos cafés mais antigos e tradicionais do mundo tem uma técnica inovadora

Os agricultores do Iémen dizem ter melhorado os sabores do café, uma das principais exportações do país. Em vez de dependerem da tradicional secagem ao sol, os grãos passam agora por um processo inovador de fermentação.

Loading...

Nas montanhas de Haraz, a oeste da capital do Iémen, uma inovação está a mudar a produção de café. Conhecido pelos sabores frutados e florais, o café iemenita está a alcançar novos patamares com uma técnica inovadora de fermentação controlada.

“De facto não altera os sabores, mas realça as notas e os sabores inerentes aos grãos de café. Este processo ajuda a clarificar perfis e as notas de sabor de forma equilibrada, equilibrando até mesmo a acidez”, salienta o deputado da câmara de comércio.

Os grãos de café são colocados em sacos lacrados dentro de barris após a colheita. Esta exposição a rápidas mudanças de temperatura intensifica o sabor.

“Descobrimos que este novo método é a razão de procura deste café no mercado externo. Começámos a pesquisar este método para podermos comercializar os nosso produtos, e para sermos reconhecidos pela sua excelente qualidade e sabor", explica um agricultor.

O café do Iémen continua a cativar o mercado global e, segundo alguns agricultores, o impacto desta técnica já se faz sentir na produção.

Com raízes no século XV, o café do Iémen é um dos mais antigos e tradicionais do mundo, e mantém-se como uma das exportações mais valiosas do país.