Nas montanhas de Haraz, a oeste da capital do Iémen, uma inovação está a mudar a produção de café. Conhecido pelos sabores frutados e florais, o café iemenita está a alcançar novos patamares com uma técnica inovadora de fermentação controlada.
“De facto não altera os sabores, mas realça as notas e os sabores inerentes aos grãos de café. Este processo ajuda a clarificar perfis e as notas de sabor de forma equilibrada, equilibrando até mesmo a acidez”, salienta o deputado da câmara de comércio.
Os grãos de café são colocados em sacos lacrados dentro de barris após a colheita. Esta exposição a rápidas mudanças de temperatura intensifica o sabor.
“Descobrimos que este novo método é a razão de procura deste café no mercado externo. Começámos a pesquisar este método para podermos comercializar os nosso produtos, e para sermos reconhecidos pela sua excelente qualidade e sabor", explica um agricultor.
O café do Iémen continua a cativar o mercado global e, segundo alguns agricultores, o impacto desta técnica já se faz sentir na produção.
Com raízes no século XV, o café do Iémen é um dos mais antigos e tradicionais do mundo, e mantém-se como uma das exportações mais valiosas do país.