Desde que foi criado por decreto presidencial, no dia em que Donald Trump tomou posse, o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) - está intrinsecamente ligado a Elon Musk.
Os efeitos da purga nos serviços públicos e agências federais geraram contestação nas ruas e levaram 14 estados democratas a interpor uma ação judicial acusando Donald Trump de violar a cláusula de nomeações da Constituição dos Estados Unidos ao delegar poderes executivos em Elon Musk.
Em reação, a Casa branca vem agora dizer que Elon Musk não é sequer funcionário do DOGE e muito menos o responsável máximo. É somente um dos vários Conselheiros Sénior do Presidente.
A afirmação contradiz anteriores declarações de Donald Trump, que numa entrevista conjunta à FOX, voltou a defender a relação com Elon Musk.
Um dos cavalos de batalha da aliança Trump-Musk é desmantelar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), de que dependem inúmeras organizações não-governamentais (ONG) espalhadas pelo mundo.
A intromissão de Elon Musk na política interna de uma crescente lista de países é feita às claras. Incentivando nacionalismos e apoiando partidos de extrema-direita, sobretudo na Europa.