Deputados da oposição lançaram, esta terça-feira de manhã, granadas de fumo e gás lacrimogéneo no interior do Parlamento da Sérvia. Três pessoas ficaram feridas com gravidade, uma delas terá sofrido um AVC. A ação acontece em apoio aos protestos dos estudantes que decorrem há meses pelo país.
Três pessoas ficaram feridas com gravidade após o lançamento de granadas e gás lacrimogéneo. Uma deputada - Jasmina Obradovic - terá sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e está em estado crítico, adianta a agência Reuters.
O Parlamento deveria aprovar esta terça-feira uma lei que aumenta os fundos para as universidades, uma das principais reivindicações dos estudantes.
A revolta em Belgrado acontece em protesto contra as políticas do Governo e em solidariedade com os protestos de estudantes.
Há quatro meses que centenas de jovens têm saído às ruas em protesto após o desabamento de um telhado na estação de comboios de Novi Sad, no norte do país, que provocou 15 mortos. O local tinha sido renovado meses antes do acidente.
Os manifestantes exigem mais explicações, acusam o Governo de corrupção e fraudes nos contratos para obras públicas e acreditam que na origem do colapso esteve a má qualidade das obras de renovação do edifício. Acusam ainda as autoridades de negligência, num país que multiplicou os estaleiros de construção.
Os protestos anti-governamentais levaram à demissão do primeiro-ministro, Milos Vucevic, cerca de três meses depois de os estudantes começarem a sair à rua. Foi durante o seu mandato que começaram as obras de renovação da estação ferroviária.
