Mundo

Mais de 70% dos franceses já não considera os EUA um país aliado

Uma nova sondagem revela ainda que a maioria dos franceses (64%) pretende que França mantenha ou aumente o apoio militar à Ucrânia, sendo que 67% é a favor do envio de tropas para o país apenas após a assinatura de um acordo de paz entre os dois lados do conflito. 

Mais de 70% dos franceses já não considera os EUA um país aliado
Ludovic Marin

De acordo com uma sondagem divulgada pelo canal francês BFMTV, 73% dos cidadãos franceses já não considera os Estados Unidos da América um aliado do país.  

Desde o regresso de Donald Trump à Casa Branca que as relações transatlânticas têm sofrido um revés e um estudo levado a cabo pelo instituto Elabe para a BFMTV comprova isso mesmo.  

De acordo com a sondagem publicada na terça-feira, 73% dos franceses já não considera que os EUA são uma nação aliada de França, com a mesma fonte a acrescentar que a maioria dos cidadãos - três em cada quatro - ficou chocada com a situação entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky na Casa Branca, em Washington, na passada semana. 

O canal televisivo revela também que 76% dos inquiridos teme que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia se estenda a outros países e 64% mostra ainda preocupação sobre a possibilidade de chegar a França. 

A maioria dos franceses (64%) pretende que França mantenha ou aumente o apoio militar à Ucrânia, sendo que 67% é a favor do envio de tropas para o país apenas após a assinatura de um acordo de paz entre os dois lados do conflito. 

Apesar de defenderem o apoio contínuo a Kiev, três em cada quatro franceses não estão dispostos a pagar mais impostos por isso. 

Quanto à adesão à NATO por parte da Ucrânia, 40% entende que apenas deve acontecer depois do conflito, quanto 30% considera que deveria acontecer já.