Mundo

Marinheiro de navio português que chocou no Mar do Norte “estará morto”

Um membro da tripulação do Solong está desaparecido, depois da colisão com um petroleiro norte-americano. Mas as autoridades britânicas não têm esperança de que venha a ser encontrado com vida.

Marinheiro de navio português que chocou no Mar do Norte “estará morto”
Phil Noble/Reuters

O Governo britânico assume que o tripulante desaparecido no navio Solong está “presumivelmente morto”. A informação foi avançada, esta terça-feira, pelo secretário de Transporte Marítimo do Reino Unido.

Esta tarde, quando discursava na Câmara dos Comuns do Reno Unido, Mike Kane confirmou que 13 dos 14 marinheiros que se encontravam no Solong foram resgatados e que o marinheiro desaparecido terá perdido a vida.

O secretário de Transporte Marítimo falou numa situação “desafiante” e de rápida evolução. O governante explicou que o incêndio no navio Stena Immaculate foi extinto, mas que o fogo no navio Solong persiste e que, segundo os peritos, é improvável que o Solong se mantenha à tona.

O petroleiro Stena Immaculate estava ancorado a cerca de 16 quilómetros da cidade de Hull, na costa leste do Reino Unido, quando foi atingido pelo navio Solong. A proprietária do navio de bandeira portuguesa já veio negar que este transportasse cianeto de sódio, uma substância tóxica, que poderia levar a um desastre natural de grandes proporções. A bordo estariam, afirma a empresa responsável pela embarcação, quatro contentoresvazios, depois de terem transportado a substância.

As causas para a colisão entre os dois navios ainda são desconhecidas.