Mundo

Voos suspensos por toda a América Central: falha no controlo aéreo paralisa aviões

O problema teve origem numa central de controlo aéreo nas Honduras. Não se sabe ao certo o número total de voos afetados.

Voos suspensos por toda a América Central: falha no controlo aéreo paralisa aviões
Jana Rodenbusch/Reuters

Uma falha no controlo aéreo nas Honduras levou, esta sexta-feira, à suspensão e desvio de vários voos por toda a América Central. Só na Costa Rica, pelo menos oito voos foram afetados.  

De acordo com o jornal La Nacion, que cita a Direção-Geral da Aviação Civil da Costa Rica, o problema teve origem no Centro de Controlo da Área da América Central, nas Honduras. 

A falha fez com que múltiplos voos internacionais tivessem de ser suspensos ou desviados, em toda a região, durante a manhã desta sexta-feira. 

“Perante esta situação, é aplicada a contingência conhecida como ATC ZERO, o que significa que não há tráfego aéreo, as aeronaves devem permanecer em terra e os voos são afetados”, disse Luis Miranda, subdiretor da Aviação Civil do país, ao jornal costa-riquenho. 

O problema terá sido resolvido pouco antes das 13:00 horas locais (19:00 em Lisboa). 

O centro de controlo da América Central está sob a administração da Corporação Centro-Americana de Serviços de Navegação Aérea, uma agência regional especializada. O centro de controlo de área é responsável pela gestão do espaço aéreo na região, abrangendo países como as Honduras, Costa Rica, Belize, El Salvador, Guatemala e Nicarágua. Dele estão dependentes o controlo do tráfego, a gestão do fluxo de tráfego, a vigilância radar, o serviço de informação de voos e a coordenação de buscas e salvamento.