Mundo

Enquanto Trump defende anexação, mulher de J.D. Vance vai à Gronelândia em "viagem estratégica"

A segunda-dama dos Estados Unidos estará na quinta-feira naquele território autónomo dinamarquês em visita oficial, juntamente com outros membros da administração Trump.

Enquanto Trump defende anexação, mulher de J.D. Vance vai à Gronelândia em "viagem estratégica"
Chesnot // Getty Images

Uma delegação liderada pela mulher do vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, vai estar na Groenlândia esta semana para visitar uma base militar norte-americana e assistir a uma corrida de trenós puxados por cães, enquanto Donald Trump promove a ideia de uma anexação dos Estados Unidos daquele território autónomo dinamarquês.

A visita de Usha Vance ocorre depois de Trump ter ameaçado, mais do que uma vez, que os Estados Unidos irão anexar este território da Dinamarca.

O conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, e o secretário de Energia, Chris Wright, também integram a comitiva norte-americana e planeiam visitar a base espacial de Pituffik, situada naquele território.

Brian Hughes, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, afirmou que a delegação está “confiante de que esta visita representa uma oportunidade para construir parcerias que respeitem a autodeterminação da Groenlândia e avancem a cooperação económica”.

A mulher de J.D. Vance deverá aterrar na Groenlândia na quinta-feira. A visita terá a duração de dois dias. A delegação norte-americana vai visitar alguns locais emblemáticos e deverá até participar numa corrida de trenós.