Em Genebra, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou ter ativado o sistema de gestão de emergências e o centro logístico no Dubai foi mobilizado para apoiar os feridos.
"A OMS está a coordenar as operações de resposta ao terramoto a partir da sede em Genebra, porque consideramos que se trata de um acontecimento enorme, que representa uma ameaça muito, muito grande para as vidas e para a saúde", declarou à imprensa a porta-voz da agência, Margaret Harris.
A organização ativou o centro logístico no Dubai, nomeadamente para reunir material para os feridos e artigos médicos, como fixadores externos utilizados em traumatologia, porque espera um número de feridos elevado, acrescentou.
A OMS também se vai concentrar no fornecimento de medicamentos essenciais, uma vez que as infraestruturas de saúde de Myanmar (antiga Birmânia) podem ter sido danificadas. Harris sublinhou que, devido à experiência recente da OMS com os terramotos na Turquia e na Síria, a organização "sabe muito bem o que enviar primeiro".