Mundo

António Costa diz que é urgente reforçar investimento na defesa

O presidente do Conselho Europeu considera que o "o sentimento de urgência é muito evidente, quanto à defesa e à competitividade" da União Europeia.

Loading...

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, diz que a União Europeia (UE) tem de reforçar o investimento em defesa de forma urgente.

"Para o Conselho Europeu, o sentimento de urgência é muito evidente, quanto à defesa e à competitividade. Urgência em cortar a burocracia, urgência em promover uma União da Poupança e do Investimento e urgência em aprovar o enquadramento global para investir mais, melhor e mais rapidamente, em conjunto, na nossa própria defesa", disse António Costa num discurso esta manhã na sessão plenária do Parlamento Europeu, na cidade francesa de Estrasburgo.

Numa outra ocasião, em entrevista à Renascença, António Costa defendeu que a "ideia de que é necessário escolher entre investir em defesa ou em coesão social está errada".

"Temos que reforçar a coesão social para ter capacidade de sustentar a nossa defesa coletiva, para que as sociedades tenham energia, força e determinação para enfrentar os desafios da defesa", afirmou.

O presidente do Conselho Europeu sublinhou ainda que "as primeiras medidas apresentadas pela Comissão Europeia visam, precisamente, dar margem orçamental para os Estados poderem investir mais em defesa, sem terem de sacrificar outros investimentos".