Viveram-se horas de grande preocupação em Paris, com receio de que um incêndio que destruiu um centro de reciclagem em plena capital francesa alastrasse a imóveis vizinhos.
Muitos preparavam-se para ver o pôr do sol, mas foi uma coluna de fumo que acabou por chamar a atenção em Paris.
Por volta das sete da tarde de segunda-feira, habitantes e turistas começaram a partilhar nas redes sociais estas imagens, demonstrando a preocupação do momento.
Um fogo que trouxe 'fantasmas' de 2019
Afinal, o que era aquele fumo preto e denso que atravessava a capital francesa, fazendo lembrar o incêndio de há seis anos na catedral de Notre-Dame?
Desta vez, não era tão grave. A resposta estava no noroeste da cidade, onde as chamas consumiam a toda a velocidade um centro de reciclagem.
Nas proximidades do Tribunal de Paris, junto também à autoestrada que dá acesso à capital, e que acabou por ser temporariamente cortada.
Cerca de 200 bombeiros foram mobilizados e conseguiram circunscrever o fogo por volta da meia-noite, limitando-se à estrutura de 13 mil metros quadrados e quatro andares, que ficou completamente destruída.
Era neste local que chegavam todos os dias os resíduos de cerca de 900 mil pessoas.
O fogo terá começado na zona de armazenamento de plástico e papel. Estavam no local 31 trabalhadores; apenas um ficou ligeiramente ferido, os outros saíram em segurança. As causas do incêndio não são conhecidas.
Um inquérito foi aberto, mas responsáveis do setor da reciclagem afirmam que as baterias de lítio têm vindo a aumentar o número de incêndios nestes locais de receção de resíduos.