Alguns dos personagens de videojogos mais famosos da Nintendo remontam à década de 80 do século passado. Ao longo de quarenta anos, a tecnologia evoluiu imenso, assim como os hábitos de quem joga. A mais recente consola da marca japonesa foi lançada em 2017. Oito anos depois, a Switch não desaparece, mas vai ter uma versão revista e aumentada: a Switch 2.
A consola é parecida com a versão atual, mas apresenta algumas melhorias. O ecrã é maior, com mais resolução, a máquina está mais fina, e os comandos funcionam por magnetismo, ou seja, já não é necessário encaixar.
Quanto aos jogos, prometem maior realismo nas imagens e ambientes mais imersivos. Quando ligada a uma televisão, a nova consola permite uma imagem de alta definição 4K.
Mario Kart World é um dos lançamentos
Além disso, há acessórios vendidos separadamente, como uma câmara que permite conversar com outros jogadores à distância e até colocar-nos dentro da ação. Mario Kart continua a ser um dos jogos de maior sucesso. Na Switch 1, era possível jogar online com outros 11 jogadores; agora, passará a ser possível competir online com 24 oponentes.
A consola também oferece jogos criados por fabricantes de software externos, mas por enquanto, os títulos feitos pela marca japonesa continuam a dominar, como Donkey Kong, Bananza e Mario Party Jamboree, além do original Drag x Drive.
Esta segunda geração de comandos traz uma nova funcionalidade. Podem ser operados como ratos de computador em alguns jogos compatíveis, como um jogo futurista de basquetebol em cadeiras de rodas.
Jogos vão ficar mais caro
A Nintendo Switch 2 será o principal lançamento no mercado de consolas em 2025. A principal concorrente será a Playstation 5, mas a Switch ainda mantém a vantagem de ser mais acessível.
Hoje em dia, no entanto, as consolas de videojogos enfrentam uma forte concorrência dos smartphones, onde muitos jogos são gratuitos. Alguns dos jogos da Switch também vão correr na Switch 2.
Além do investimento que as consolas exigem, é preciso considerar o preço dos jogos, que na nova consola serão mais caros. A indústria dos videojogos continua a ter orçamentos milionários e a ser um negócio altamente lucrativo, mas não é imune às políticas comerciais.
Nos EUA, a Nintendo suspendeu a pré-venda da Switch 2 devido às tarifas impostas por Donald Trump. Na Europa, a consola chegará no início de junho.