O Paquistão lançou uma grande operação militar contra a Índia na última madrugada. Pelo menos cinco pessoas morreram.
O exército paquistanês garante ser uma retaliação aos mais recentes ataques de Nova Deli.
Durante o ataque, foram atingidos dezenas de alvos militares tanto em território indiano como na região de Caxemira administrada pela Índia.
A imprensa internacional avança que os governos da Índia e do Paquistão já falaram por telefone este sábado de manhã.
O governo paquistanês também estará a tentar reunir-se com representantes indianos. E o chefe da diplomacia do Paquistão admite pôr fim aos ataques se a Índia fizer o mesmo.
Horas antes do ataque do Paquistão, a Índia disparou dezenas de mísseis contra três bases militares paquistanesas, uma delas perto da capital Islamabad. A maioria foram intercetados pelas defesas antiaéreas.
EUA oferecem-se para mediar conversações
Para evitar um conflito regional, os Estados Unidos oferecem-se para mediar as conversações entre a Índia e o Paquistão.
O secretário de Estado norte-americano falou com o chefe do exército paquistanês para oferecer ajuda de Washington no sentido de acalmar as tensões entre os dois países.
Nos últimos dias, Marco Rubio também já esteve em contacto com o primeiro-ministro do Paquistão e com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia.
Também os países do G7 e a China dizem estar a acompanhar de perto a situação e apelam a um diálogo direto entre as autoridades indianas e paquistanesas.