Mundo

Romenos voltam às urnas em eleição presidencial marcada por anulação inédita

Os eleitores romenos participam na segunda volta das eleições presidenciais, após a anulação da primeira votação por suspeita de interferência russa.

Romenos voltam às urnas em eleição presidencial marcada por anulação inédita
Louisa Gouliamaki

Os eleitores romenos votam este domingo na segunda volta de umas eleições presidenciais marcadas por uma anulação inédita, por suspeita de interferência russa, e em que se confrontam dois candidatos opostos, um nacionalista, favorito, e um pró-europeu.

A maioria das sondagens dá a vitória ao populista George Simion, líder do partido de extrema-direita Aliança para a União dos Romenos (segunda força no parlamento), e vencedor da primeira volta, em 4 de maio, com 40,96% dos votos.

O líder da extrema-direita vai defrontar o independente Nicusor Dan, presidente da câmara de Bucareste, que passou à segunda volta com 20,99% dos votos.

Estas eleições são uma repetição da votação de novembro passado, que foi anulada pelo Tribunal Constitucional por indícios de interferência russa.

Cerca de 18 milhões de eleitores são chamados a votar na Roménia e na diáspora, com as urnas a abrirem às 07:00 locais e a encerrarem pelas 21:00 locais (menos duas horas em Lisboa).


- Com Lusa