Mundo

REPORTAGEM SKY NEWS

Nova estátua de Estaline no metro de Moscovo reacende debate sobre o passado soviético

Uma estátua em tamanho natural do ditador soviético Joseph Stalin, recentemente instalada na estação de metro Taganskaya, em Moscovo, tem gerado polémica entre a comunidade.

Agentes da polícia vigiam a passagem entre estações enquanto um operador de câmara filma o alto-relevo restaurado de 1960, “A Gratidão do Povo ao Líder-Comandante”, que representa o líder soviético Joseph Stalin, instalado na estação de metro Taganskaya, em Moscovo, por ocasião do 90.º aniversário do metro de Moscovo.
Loading...

Uma nova estátua em tamanho natural do ditador soviético Joseph Stalin foi recentemente erguida na estação de metro de Taganskaya, em Moscovo, mas nem todos receberam esta homenagem com satisfação.

A escultura, intitulada A Gratidão do Povo ao Líder-Comandante, retrata Stalin rodeado por trabalhadores e crianças. Este monumento foi apresentado como um "presente" para os passageiros, celebrando o 90.º aniversário do metro de Moscovo.

A receção pública à estátua foi mista.

Alguns cidadãos expressaram entusiasmo, considerando-a uma homenagem à história e cultura do país. Outros, no entanto, manifestaram indignação, questionando a decisão de glorificar um líder responsável por inúmeras atrocidades.

Ativistas dos direitos humanos na Rússia afirmam que é errado celebrar o homem responsável pela morte de milhões de pessoas inocentes.