Mundo

Bill Gates vai doar 99% da sua fortuna a África

Depois de ter anunciado que iria doar a sua fortuna à Fundação Gates, o criador da Microsoft anuncia que o dinheiro será investido no continente africano em projetos que promovem a saúde e educação.

Bill Gates vai doar 99% da sua fortuna a África
Mike Segar

Bill Gates anunciou que vai doar 99% da sua fortuna, que vale cerca de 200 mil milhões de dólares, a África. As doações serão feitas até 2045, ano em que a sua fundação deverá encerrar as operações. O anúncio foi feito durante um discurso na sede da União Africana, no mês passado, noticia esta segunda-feira a BBC. 

O fundador da Microsoft diz que o dinheiro será investido em África para ajudar o continente a prosperar, nomeadamente nas áreas da saúde e educação, em projetos que promovam o bem-estar das mães e crianças, a nutrição e o reforço dos sistemas de saúde.

No discurso, Bill Gates incentivou também os jovens africanos a inovarem e a utilizarem a Inteligência Artificial para melhorar os cuidados de saúde. Deu como exemplo o Ruanda, onde já se fazem ecografias com IA para identificar gravidezes de risco. 

A ex-primeira-dama de Moçambique, Graça Machel, elogiou o gesto do multimilionário. Afirma que a doação chega num momento importante para o continente africano. Nos últimos anos, foram cortados vários programas de apoio à saúde financiados pelos Estados Unidos, que deixaram muitos países com menos recursos. 

Apesar das críticas que a fundação Gates recebe, incluindo acusações de fuga aos impostos e de ter demasiado poder no setor da saúde, Bill Gates diz que não quer ser lembrado como alguém que morreu rico. 

Mesmo doando 99% da fortuna, o empresário deverá manter-se em quinto lugar na tabela das pessoas mais ricas do mundo, segundo a Bloomberg, citada pela BBC.