Mundo

Personal trainer condenado a 14 meses de prisão após acidente que destruiu cinco carros da polícia

Um personal trainer de 20 anos foi condenado a 14 meses de prisão na sequência de uma perseguição policial que terminou num grave acidente na A1, perto de Newcastle, na Inglaterra. O incidente envolveu cinco viaturas da polícia, provocou sete feridos e levou ao corte da autoestrada durante várias horas.

Mazyar Azarbonyad após uma audiência no Tribunal da Coroa de Newcastle na sequência do acidente grave que feriu sete agentes da polícia durante uma perseguição policial na A1, em 9 de abril.
Mazyar Azarbonyad após uma audiência no Tribunal da Coroa de Newcastle na sequência do acidente grave que feriu sete agentes da polícia durante uma perseguição policial na A1, em 9 de abril.
Owen Humphreys - PA Images / GETTY IMAGES

Um personal trainer foi condenado a 14 meses de prisão após uma perseguição policial que terminou num grave acidente envolvendo cinco viaturas da polícia na A1 perto de Newcastle, na Inglaterra. O caso ocorreu no início do mês de abril quando Mazyar Azarbonyad, de 20 anos, acompanhava uma jovem a casa após um primeiro encontro.

Azarbonyad foi detido no local, mas acabou por ser libertado sob fiança, sujeita a condições rigorosas, entre as quais uma proibição temporária de conduzir.

Cerca de uma semana depois, voltou a ser detido e apresentado no Tribunal da Coroa de Newcastle, onde admitiu ter conduzido de forma perigosa e infringido várias regras de trânsito, incluindo conduzir sem carta de condução, sem seguro e não ter parado.

Reconheceu ainda ter voltado a conduzir dias após o acidente.

Esta segunda-feira, ao regressar ao tribunal britânico, foi condenado a um ano e dois meses numa instituição para jovens infratores. Foi também proibido de conduzir durante três anos e sete meses.

Acidente fez 7 feridos e destruiu 5 viaturas

A condução perigosa do jovem chamou à atenção das autoridades que deram inicio a uma perseguição policial. De acordo com a BBC e Sky News, Mazyar Azarbonyad chegou a atingir velocidades superiores a 190 km/h, antes de provocar uma colisão dramática, perto da saída de Denton Interchange, em Newcastle.

O jovem terá sido mandado parar pouco antes, quando as autoridades repararam que o carro que conduzia, um BMW, tinha uma luz traseira avariada. Quando um dos agentes se aproximou da viatura, Mazyar Azarbonyad acelerou e fugiu.

O acidente, que obrigou ao corte da autoestrada, provocou sete feridos e destruiu cinco viaturas da polícia. A polícia de Northumbria informou que, apesar de três agentes já terem retomado o serviço, quatro continuam em período de baixa.

Mazyar Azarbonyad e a jovem que seguia no carro saíram ilesos do acidente.