Mundo

Estrela do TiKToK de 17 anos assassinada por seguidor no Paquistão

O suspeito terá entrado na casa de Sana Yousaf e assassinado a jovem. A polícia acredita que o crime foi motivado pelo facto de a influencer não ter correspondido aos avanços do homem, de 22 anos.

Estrela do TiKToK de 17 anos assassinada por seguidor no Paquistão
Reprodução TikTok Sana Yousaf

Um homem de 22 anos foi detido e confessou ter assassinado Sana Yousaf, uma influencer no Paquistão. A adolescente de 17 anos foi morta, esta segunda-feira, na própria casa.

De acordo com a BBC News, as autoridades paquistanesas acreditam que o suspeito, Umar Hayat, matou Sana Yousaf depois de esta ter rejeitado os avançosromânticosdo homem.

Umar Hayat terá tentado repetidas vezes encontrar-se com a influencer, sem sucesso.Até que, esta segunda-feira, o homem invadiu a casa onde Sana Yousaf vivia com a família. Disparou dois tiros, roubou-lhe o telemóvel, ameaçou a tia da influencer (que também se encontrava em casa) e fugiu.

Em declarações à BBC News, o pai da jovem, Syed Yousaf Hassan, afirmou que a filha nunca falara sobre o homem que a assassinou nem denunciara qualquer ameaça.

A polícia lançou uma operação de caça ao homem na capital paquistanesa e acabou por deter o suspeito, recuperando também a arma do crime e o telemóvel da vítima.

O assassinato causou uma “onda de preocupação” no país, onde a influencer tinha um grande leque de seguidores. A última publicação que havia feito era um vídeo do seu aniversário, onde é vista a cortar o bolo de anos.

Este episódio levantou também o debate no Paquistão sobre a presença das mulheres nas redes sociais, com parte do público masculino a atribuir o ataque ao modo como a jovem se expunha na internet. Reações tidas por grupos de direitos humanos como “misóginas” e “patriarcais”.