Mundo

António Costa espera que Tratado do Alto Mar entre em vigor até ao final do ano

António Costa defendeu esta segunda-feira, em Nice, a entrada em vigor do Tratado do Alto Mar até ao final de 2025, sublinhando a urgência de proteger a saúde dos oceanos.

António Costa espera que Tratado do Alto Mar entre em vigor até ao final do ano
LAURENT CIPRIANI/EPA

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou esta segunda-feira em Nice (França) esperar que o Tratado do Alto Mar seja assinado ainda em 2025, salientando ainda a importância da saúde dos oceanos.

Discursando na Conferência sobre os Oceanos da ONU, que começou esta segunda-feira em Nice, no sudeste de França, António Costa reafirmou o "apoio firme ao Tratado do Alto Mar" dos líderes europeus, que esperam que entre em vigor "até final do ano".

António Costa alertou ainda para a importância da saúde dos oceanos, ameaçados pela tripla crise das alterações climáticas, poluição e perda de biodiversidade, que é "cada vez mais aguda".

"todos dependemos da saúde do oceano"

O antigo primeiro-ministro português adiantou ainda que "todos dependemos da saúde do oceano", referindo a importância do Pacto Europeu para os Oceanos, divulgado pela Comissão Europeia e que será apresentado em Nice.

Formalmente designado Acordo sobre Proteção da Biodiversidade Marinha em Áreas para além da Jurisdição Nacional (BBNJ, na sigla inglesa), o Tratado do Alto Mar resultou de quase 20 anos de discussões e pretende a conservação e utilização sustentável da biodiversidade marinha.

É um documento juridicamente vinculativo de proteção das águas internacionais, que estão fora da área de jurisdição nacional, correspondendo a cerca de 70% da superfície da Terra.

O tratado, assinado em 2023, entrará em vigor 120 dias após a 60.ª ratificação.

Portugal já ratificou este tratado.